terça-feira, 7 de maio de 2013

Lista do procon-sp mostra os smartphones mais "problemáticos"

O órgão de defesa do consumidor (Procon-SP) divulgou na manhã de hoje uma lista que mostra as fabricantes de smartphones com o maior número de reclamações. E, segundo a entidade, Motorola e Nokia encabeçam a lista de mais “problemáticas”. De acordo com o ranking produzido pelo Procon, a Motorola, hoje propriedade do Google, é a marca que apresenta a maior quantidade de reclamações. Ao comparar o primeiro trimestre de 2012 com igual período em 2013, nota-se um crescimento de 16% no número de reclamações. No ano passado, a empresa foi alvo de 788 queixas, das quais apenas 52% foram solucionadas. A situação também não é favorável para os finlandeses da Nokia, que representaram 624 reclamações e resolveram 66% delas. A comparação entre os trimestres de 2012 e 2013 mostra que o número de queixas subiu de 152 para 177. 
A terceira posição ficou nas mãos da Samsung e seu enorme portfólio de smartphones. A marca sul-coreana registrou 567 reclamações, mas resolveu um bom número delas: 95%. Na comparação entre 2012 e 2013, contudo, nota-se um aumento de 69% na quantidade de reclamações. Outro ponto analisado pela lista divulgada pela entidade foram os principais problemas relatados pelos consumidores. Ao todo, 3.780 das reclamações eram a respeito de vícios de qualidade, 2.440 falavam sobre a falta ou atraso na entrega do produto e 769 mencionavam problemas acerca do descumprimento ou cancelamento do contrato.

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