O órgão de defesa do
consumidor (Procon-SP) divulgou na manhã de hoje uma lista que mostra
as fabricantes de smartphones com o maior número de reclamações. E,
segundo a entidade, Motorola e Nokia encabeçam a lista de
mais “problemáticas”. De acordo com o ranking produzido pelo Procon, a
Motorola, hoje propriedade do Google, é a marca que apresenta a maior
quantidade de reclamações. Ao comparar o primeiro trimestre de 2012 com igual período
em 2013, nota-se um crescimento de 16% no número de reclamações. No ano
passado, a empresa foi alvo de 788 queixas, das quais apenas 52% foram
solucionadas. A situação também não é favorável para os finlandeses da Nokia,
que representaram 624 reclamações e resolveram 66% delas. A comparação entre os
trimestres de 2012 e 2013 mostra que o número de queixas subiu de 152 para
177.
A terceira posição
ficou nas mãos da Samsung e seu enorme portfólio de smartphones. A marca
sul-coreana registrou 567 reclamações, mas resolveu um bom número delas: 95%.
Na comparação entre 2012 e 2013, contudo, nota-se um aumento de 69% na
quantidade de reclamações. Outro ponto analisado pela lista divulgada pela
entidade foram os principais problemas relatados pelos consumidores. Ao todo,
3.780 das reclamações eram a respeito de vícios de qualidade, 2.440 falavam
sobre a falta ou atraso na entrega do produto e 769 mencionavam problemas
acerca do descumprimento ou cancelamento do contrato.
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