quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sobre os médicos? Gostaria de entender ...

Vou agora ater-me a falar sobre o Sistema Público de Saúde e sobre as soluções que vêm sendo citadas pela presidenta e pelo ministro da Saúde. No seu primeiro pronunciamento disse que traria milhares de médicos estrangeiros para o Brasil. No segundo, além disso, que estaria aumentando o número de vagas nas faculdades de medicina em cerca de dezessete mil para levar médicos para o interior do País. 

Concluímos de forma simples que a política equivocada de interiorização de médicos do atual governo é através do aumento de mão-de-obra e não de uma outra forma séria, dando qualidade de trabalho ao profissional. Reafirmo o que já falei: de médicos não precisamos – temos quase o dobro de médicos por 1000 habitantes do que o preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde)! Portanto aumentando-se a quantidade de médicos formados, além de não haver qualquer avaliação de qualidade destes profissionais e das faculdades onde são formados, estes tenderão a ficar aonde a maioria já está: nas cidades onde há as melhores condições de trabalho e não no interior! O Conselho Federal de Medicina, maior conhecedor do setor, é veementemente contra o aumento de vagas e sim a favor da criação de uma carreira de Estado para o médico brasileiro, assim dando condições de trabalho aos profissionais no interior, com salários dignos e de um sistema articulado, justo e democrático.

Sonho em ver um sistema público capaz de dar uma assistência digna aos mais pobres nos cantos mais distantes deste continental Brasil, tratando-os como verdadeiros cidadãos, sem falta de insumos e condições de transferi-los, caso seja necessário, atendidos por profissionais de gabarito, mesmo que mais jovens, porque os mais experientes estarão nos grandes centros ajudando a formar as novas gerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário