sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aparato operacional: Segurança eletrônica e robô na copa

SSPDS recebeu, ontem, do Governo Federal, os equipamentos que vão auxiliar na operação de vigilância em Fortaleza. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu oficialmente, ontem, do Governo Federal, modernos equipamentos de logística, comunicação, videomonitoramento, salvamento e resgate e de combate ao terror e distúrbios civis para a vigilância de Fortaleza durante a Copa das Confederações. Entre eles, estão margeadores aéreos (que serão instalados em helicópteros), kits antibomba e detectores de gases e explosivos, além de uma sala-cofre. Também foram entregues ao Ceará duas carretas e um caminhão onde funcionarão três Centros Integrados de Controle e Comando (CICC) da operação.

Robótica
Um dos destaques da entrega de ontem é um robô. Manipulado a distância pelo Gate, ele pode ser usado para a localização, remoção e detonação de bombas e outros artefatos utilizados em ações terroristas ou distúrbios civis FOTO: FERNANDO RIBEIRO

Um dos destaques do pacote de equipamentos é um robô modelo ´Robot 510´, guiado a distância através de controle remoto. Ele é utilizado na localização, manipulação, remoção, desarme e detonação de bombas e outros artefatos usados em atentados terroristas ou em distúrbios civis (de rua). Policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foram treinados para utilizar a ferramenta. Ele é dotado de um braço robótico que consegue erguer artefatos pesados e transportá-los até uma área segura para a detonação sem riscos.

Também foram entregues armas não-letais para dispersão, como granadas de gás lacrimogêneo, além de pistolas modelo DSK-70, que emitem choque elétrico, de fabricação brasileira, similar à Taser americana. Todo esse material estará à disposição das forças especiais da PM cearense, como os batalhões de Choque e de Eventos (BPE).

Resgate

Para o Corpo de Bombeiros foram entregues diversas ferramentas de última geração para emprego em operações de resgate de difícil resolução. Entre elas, se destacam almofadas pneumáticas, conseguem erguer objetos com peso de até 60 toneladas. O material é destinado a uso pelo efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), segundo o comandante do Corpo Bombeiros, coronel BM Joaquim Neto.
Duas carretas e um caminhão estão dotados com equipamentos de alta tecnologia para o videomonitoramento, controle e comando das operações de segurança no entorno da Arena Castelão e noutros pontos da Capital, como na Avenida Beira-Mar
Mas, as ´vedetes´ da apresentação de ontem foram duas carretas e um caminhão dotados de sofisticados equipamentos de controle e comando. Neles, estarão os oficiais e agentes que vão dar suporte às tropas terrestres e aéreas responsáveis pela vigilância da Arena Castelão e seu entorno, além de outros pontos prioritários da ´Operação Copa das Confederações´, como a orla marítima, os três campos de treinamento das seleções, além dos hotéis onde as delegações ficarão hospedadas.

As duas carretas serão instaladas em pontos estratégicos da Capital cearense e nelas funcionarão os centros Integrados de Controle e Comando Regional e Móvel da operação. Já o caminhão POE (Plataforma de Observação Elevada) é dotado de câmeras de alta resolução e que podem captar imagens nítidas e detalhadas a 20 quilômetros de distância. Ele ficará estacionado na orla marítima.

Autoridades

A entrega oficial dos equipamentos aconteceu em ato solene no Quartel do Comando Geral da PM (QCG), presidida pelo secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, coronel Francisco José Bezerra; e pelo comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Araújo Lima. Representando a presidente Dilma Roussef esteve em Fortaleza o general de Exército, José Élito Carvalho Siqueira, ministro-chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República.

Reforço nas ruas será de 3.062 agentes

O Plano de Segurança para a Copa das Confederações foi apresentado oficialmente, na manhã de ontem. O secretário da Segurança Pública, coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues, fez a apresentação inicial da matriz de responsabilidade operacional da SSPDS.

O esquema de segurança da SSPDS contará, nos dias de jogos, com 2,2 mil policiais militares, 351 civis, 490 bombeiros militares e 21 peritos. Ao todo, serão 3.062 homens reforçando a cidade nos dias de jogos. O delegado Andrade Júnior, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), detalhou as etapas e áreas de atuação do Sistema de segurança. O espaço interno o entorno do Castelão terão seis perímetros, sendo que dois ficam sob a responsabilidade da Fifa, que terá quatro perímetros, denominados de Pontos de Verificação Veicular (PVVs).

Além das nove delegacias de plantão 24 horas, na Capital e Região Metropolitana, a população contará, a partir de amanhã, com o reforço plantonista do 16ºDP (Dias Macêdo), que atenderá às ocorrências no entorno do Castelão e Aeroporto; 2ºDP (Aldeota), 7º (Pirambu), 4ºDP (Pio XII), 34ºDP (Centro), 10ºDP (Antônio Bezerra), 26ºDP (Edson Queiroz), 3°DP (Otávio Bonfim), Delegacia Metropolitana de Itaitinga, em virtude de o Centro de Treinamento do Nordeste (Ceten) ser utilizados por seleções estrangeiras; Delegacia de proteção ao Turista (Deprotur) e Divisão Antissequestro (DAS). O Aeroporto Internacional Pinto Martins terá um Núcleo de Polícia Judiciária.

FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA/EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER 
FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário