O Governo do Estado do
Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),
dando continuidade a implementação do "Programa em Defesa da Vida",
realizará novo concurso público para a Polícia Civil, com o objetivo de ampliar
o número de delegacias que funcionam 24 horas e de fortalecer o trabalho da
polícia judiciária. O governador Cid Gomes autorizou, na última sexta-feira
(09), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, a
adotar as medidas necessárias para a abertura de concurso público para a contratação
de 763 novos policiais civis, sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259
inspetores.
A necessidade de
ampliação do número de delegacias 24 horas e a localização dos equipamentos que
passarão a ter o horário estendido foram apontadas após observações produzidas
e consolidadas em razão da demanda criminal nas 18 Áreas Integradas de
Segurança (AISs), comandadas por um delegado, um oficial da Polícia Militar e
um oficial do Corpo de Bombeiros.
A medida propiciará
vários benefícios, como por exemplo, um atendimento à população em tempo
integral, mais rápido e mais próximo da realidade da respectiva comunidade e
maior eficiência e eficácia na resolução dos crimes ocorridos na área. A
ampliação do número de delegacias 24 horas também possibilitará a fixação e a
potencialização do policiamento ostensivo e preventivo a cargo das equipes da
Polícia Militar, além da redução dos custos com combustível e manutenção das
viaturas, visto a consequente redução de deslocamento das equipes da PM para
lavratura de flagrantes em outras áreas, especialmente à noite e nos finais de
semana, quando só os pólos plantonistas funcionam. A medida ainda promoverá uma
maior integração entre as forças de segurança que atuam na respectiva AIS, o
conhecimento decorrente da troca continua de informações sobre os criminosos e
tipos de delitos que são praticados na área.
Uma portaria do
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social indicará as delegacias 24 horas
que, inicialmente, se somarão as já existentes na Capital, Região Metropolitana
e Interior, sempre levando em conta a mancha da criminalidade. A portaria
regulamentará ainda a formação em bloco dos concursados (Delegados, Inspetores
e Escrivães), visando o funcionamento adequado das delegacias 24 horas logo
após a nomeação dos aprovados, bem como os critérios de escolha de vagas que se
dará pela ordem de classificação no curso de formação.
Uma comissão composta
por dois representantes da SSPDS, dois da Polícia Civil, dois da Secretaria do
Planejamento e Gestão (Seplag) e um da Academia Estadual de Segurança Público
(Aesp) será nomeada para dar prosseguimento aos trâmites do concurso.
Coordenadoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome,
(85) 3101.6517 e 8766.0028
Via Sobral 24horas
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