domingo, 19 de agosto de 2012

BOTAFOGO , ARTISTA DA TERRA SAUDADES E LEMBRANÇAS


Se você ouvir em algum lugar, alguém falando em Arcelino do Carmo,com certeza você não vai saber quem é, agora se falar em Botafogo o homem do cavaquinho, muitos o conhecem. Botafogo, como é conhecido me falou um pouco de sua história.
Natural de Camocim, nasceu em 12/11/1941. Com 15 anos, o que mais gostava de fazer era assistir os músicos da época tocar, lembrou o nome de alguns: Casquinha, Pinta Preta, Orestes e Rengo, o grupo de seresteiros e Boêmios que animavam as noitadas nos bares em volta ao Terra e Mar, segundo ele também tinha o grupo do Raul, depois veio Antonio Basílio, Benone com seu Trombone, Troaca com seu clarinete, esses faziam as famosas festas no maxixe. Botafogo achava tudo muito bonito e ao chegar em casa improvisava um violão usando lata de doce e arame de pesca como cordas, assim consegui seus primeiros acordes. Um amigo vendo seu talento lhe facilitou a compra de um cavaquinho, em pouco tempo, mesmo sem professores tornara-se um grande instrumentista, veio a formar uma das duplas mais conhecidas em Camocim, Benone e Botafogo, tocaram nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, muitas vezes a dupla foi convidada para tocar no aniversario de grandes empresários como Edson Queirós, José Dias Macedo e outros. Hoje Botafogo se acha esquecido, muitas vezes substituído por instrumentistas que não chegam aos seus pés, pois segundo ele ainda toca muito bem, mais infelizmente nada pode fazer a não ser relembrar os velhos tempos.
É com   pesar que recebemos a noticia  do falecimento do amigo e irmão Botafogo, ontem, bastante conhecido pela musica com seu violão, ele   e o saudoso Benoni, que também tocava muito, saiam pelo Camocim ele foi quando cheguei aqui a primeira vez em 1988 conheci todos dois, e tive o prazer e a alegria de tirar um som com eles juntos tocando. ele foi presidente do Sindicato dos Portuários de Camocim, estava com problemas de saúde no coração teve que passar por uma cirurgia, mas veio a óbito, ele atualmente estava se congregando em uma Igreja Evangélica perto de sua casa, estivemos juntos com o Pastor Adriano, nos deixa saudade e lembranças, e agora dorme e descansa no Senhor Jesus. que o Senhor conforte seus familiares, o sepultamento foi hoje. fica a nossa homenagem a esse grande músico do violão, na Música Mais Perto Quero Estar, da Harpa Cristã, nos acordes  de Marinho Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário