quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Procurador lista 130 páginas de denúncias contra grupo de Gurgel e Fonteles

Procurador lista 130 páginas de denúncias contra grupo de Gurgel e Fonteles
Pastana trabalha na 4ª Região, no Rio Grande do Sul
O procurador-regional da Justiça Manoel Pastana, do Rio Grande do Sul, encaminhou, no dia 22 de julho, representação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ação popular à Justiça Federal com diversas denúncias contra o procurador-geral da República Roberto Gurgel. Além dele, também são acusados de práticas irregulares o ex-procurador-geral Cláudio Fonteles, a subprocuradora-geral Claudia Sampaio – mulher de Gurgel –, o corregedor-geral do Ministério Público Federal Eugênio Guilherme Aragão e mais três procuradores. Todos os denunciados fazem parte do autointitulado “grupo Tuiuiú”, que comanda o órgão desde o mandato de Fonteles, iniciado em 2003. A atual lista tríplice para a sucessão da Procuradoria-Geral também é composta por três “tuiuiús”: Rodrigo Janot, Ela Wieco e Deborah Duprat. Um deles substituirá Gurgel, que deixa o posto nesta sexta-feira (16).

 

 
Em um documento de 130 páginas, Pastana recapitula supostos desmandos dos tuiuiús e, individualmente, expõe situações que considera condenáveis e exige medidas disciplinares. Entre elas, o representante acusa Gurgel de reter durante três anos os autos da Operação Vegas, da Polícia Federal, que incriminaria o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e outros suspeitos com prerrogativa de foro. "Isto é, não encaminhou ao Supremo nem devolveu à primeira instância", explanou. O tema foi levado à tona após a Operação Monte Carlo, que motivou a prisão do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Gurgel justificou que a retenção do inquérito policial contra Demóstenes “teria sido planejada e dentro da lei”. “Os indícios apontam que a retenção foi indevida, parecendo absolutamente divorciada da verdade a justificativa de que teria agido estrategicamente, sob fundamento legal da ação controlada”, acusa Pastana. Ele caçoa do argumento do procurador-geral. “[A justificativa] É tão hilária, é tão surreal que o representado parece zombar da inteligência alheia”, critica.
 

Ex-procurador-geral Claudio Fonteles
 
O ex-procurador-geral Cláudio Fonteles também é um dos principais alvos da representação. Pastana afirma que o então comandante do MP usou argumentos “absolutamente inverídicos” para obter medida judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) e manter supostos “apadrinhados” em cargos de confiança na Procuradoria. “Entre os beneficiados da ‘bondade’ de Fonteles figurou um garçom, que ele concedeu FC-01 [função de confiança, com salário, à época, de R$ 1,5 mil], a fim de que o seu atendente de cafezinho pagasse a faculdade", criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário