sábado, 11 de agosto de 2012

HISTORIA CAMOCIM


 Camocim é o município do litoral do Ceará situado mais ao Oeste, na Região Nordeste do Brasil, fazendo fronteira com Estado do Piauí. Como principal atrativo turístico destaca-se seu extenso litoral com mais de 64Km de belas praias para todos os gostos, urbanas e virgens, cheias de 'falésias', dunas, lagos, ilhas e estuários como o Rio Coreaú. Destacam por sua beleza a praia da Tatajuba, localizada em Nova Tatajuba, bela Vila de pescadores do distrito de Guriú, a Praia de Maceió e a Ilha do Amor. Além disso, é conhecido por suas festas especialmente o Carnaval, um dos mais importantes de todo o Estado.




O município de Camocim foi ocupado no século XVI pelos colonizadores portugueses. No ano de 1535 com a divisão territorial do país fundou-se a Capitania do Ceará. Até então estas terras estiveram ocupadas por tribos indígenas, como a grande maioria dos municípios costeiros do Brasil, principalmente Índios Tabajaras e Tremenbés.

Posteriormente os portugueses com ânsias de colonizar outras terras, deixaram um pouco desprotegidas toda a zona que sofreu numerosas invasões de corsários estrangeiros, principalmente franceses e holandeses. No ano de 1613 a população foi invadida e conquistada pelos holandeses e mais tarde recuperada pelos seus colonizadores.

No ano 1879 foi declarada Vila e a população viveu um momento de crescimento demográfico, superando os 5.000 habitantes. Dois anos mais tarde com a inauguração da ferrovia, o aumento de pessoas seria mais elevado e seu porto se converteria no principal exportador de mercadorias de todo o Estado. Devido ao seu bom momento econômico em 17 de agosto de 1889 fundou-se o município de Camocim e a Vila foi elevada à categoria de Cidade.

Atualmente Camocim é uma pequena cidade com mais de 65.000 habitantes e sua economia é sustentada principalmente pela indústria pesqueira e a fabricação de calçados. Mas desde algumas décadas se está aumentando bastante o turismo em todo o município e está convertendo-se em um dos principais recursos econômicos. Os turistas são atraídos pelo seu maravilhoso ambiente natural e suas belíssimas e tranquilas praias


PASSEIO TURISTICO CAMOCIM

Igreja Matriz de Camocim A Igreja Matriz de Camocim foi erguida a princípios do século XX pelo engenheiro José Privat.

Igreja de Bom Jesus dos Navegantes A Igreja de Bom Jesus dos Navegantes foi mandada construir pelos Jesuítas no começo do século XX, no lugar onde já existia uma antiga capela do século XX.

Teatro Municipal O Teatro Municipal de Camocim é um dos edifícios mais importantes de todo o município. No seu interior se realiza durante todo o ano numerosos atos e representações culturais.

Terminal de Turismo e Lazer O Terminal de Turismo e Lazer é uma área de recreio freqüentada pelos habitantes da cidade e conta com várias instalações esportivas.

Mercado Público O Mercado Público de Camocim localiza-se na Praça Pinto Martins.

Praça de São Francisco A Praça de São Francisco é o lugar onde localiza-se a Igreja de São francisco.

Antiga Estação Ferroviária A antiga Estação Ferroviária de Camocim está localizada na Praça Murilo Aguiar. Foi construída no final do século XIX e atualmente é um importante Patrimônio Histórico, sede da Prefeitura Municipal de Camocim.

Rio Coreaú O Rio Coreaú desemboca em Camocim, na praia do Farol da Trapiá. É um rio propício para praticar esportes náuticos e um de seus principais atrativos são os passeios em barco que realizam algumas empresas privadas por todo seu entorno, rodeado de manguezais e com várias ilhas. Além disso, é famoso por suas salinas.

Estuário do Rio Coreaú O Estuário do Rio Coreaú caracteriza-se por suas ilhas e belos mangues onde convivem numerosas espécies de animais e plantas, principalmente aves marinhas e caranguejos. Possui uma extensão de aproximadamente 20 km.

Ilha da Testa Branca - Ilha do Amor A Ilha de Testa Branca, conhecida popularmente como Ilha do Amor, localiza-se em frente da cidade de Camocim e se destaca por sua extrema beleza, com manguezais, espetaculares dunas e belas praias. É uma zona freqüentada pelos turistas, ideal para caminhar a beira do Oceano Atlântico e praticar esqui em suas dunas.

Área de Proteção Ambiental de Tatajuba A Área de Proteção Ambiental de Tatajuba foi fundada no ano de 1995 para proteger as terras do município de Camocim, especialmente suas praias, dunas, lagoas, mangues e coqueiros. Estende-se por mais de 3.700 hectares.

Nova Tatajuba - Vilarejo de Pescadores Nova Tatajuba é um típico povoado de pescadores localizado no distrito do Guriú, em uma das margens da Lagoa Grande. No seu litoral destaca uma das praias mais belas de todo o município, a praia de Tatajuba.

Duna do Encanto A Duna do Encanto está localizada na praia de Tatajuba, uma das mais belas de todo o município.

Complexo Turístico Acqua Point O Complexo Turístico Acqua Poit localiza-se a 2 Km do centro da cidade.

Park do Forró O Park do Forró é um local de espetáculos com capacidade para mais de 3.000 pessoas. Conta com bares e restaurantes.

Boa Vista Resort & Conference Center O Boa Vista Resort & Conference Center é o Resort mais moderno do nordeste brasileiro. Localiza-se a 2km do Centro Histórico de Camocim, rodeado de praias virgens.


PRAIAS CAMOCIM

Playas As praias do município de Camocim caracterizam-se por sua areia fina e branca, por suas extensas dunas e por suas águas cristalinas freqüentadas pelos amantes dos esportes náuticos. Uma das mais destacadas é a praia de Tatajuba, verdadeiro paraíso natural, está localizada a 20km do centro de Camocim e está repleta de coqueiros, manguezais e dunas brancas, destacando Morro Branco uma das dunas mais altas de todo o litoral do Estado do Ceará.

Barra dos Remedios
Praia da Barrinha
raia de Maceió
Praia das Caraúbas
Praia do Farol da Trapiá
Praia das Barreiras / Camocim
Ilha do Amor
Praia das Imburamas
Praia da Moréia
Praia da Tatajuba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário