terça-feira, 30 de julho de 2013

Delegacia civil de Camocim: Local impróprio para humanos

Situação caótica da Delegacia de Polícia Civil de Camocim se arrasta há 5 anos, a repartição pública é responsável pelo atendimento de cerca de 9 cidades da região. A 5 anos uma Ação Civil Pública havia sido ajuizada no dia 30 de abril de 2012 pelo Ministério Público pedindo a interdição do prédio, e a construção de um novo no prazo máximo de seis meses, mais infelizmente nada foi realizado.

Um ano e três meses depois, nada mudou. E mudou: O prédio, acredite, está cada vez mais imundo, se deteriorando, com infiltrações constantes, em condições insalubres, causando doenças respiratórias nos policiais. Não há um só auxiliar de serviços gerais, nem cozinheira, falta energia na metade do prédio, e o órgão funciona sem acesso ao Sistema de Informações Policiais (SIP), o que significa dizer que os policiais trabalham às cegas, sem ter como checar suspeitos de outras cidades e estados. É como trabalhar na idade da pedra lascada.  
 
  A sala que serve de arquivo é digno de filme de terror. Nesse local estão boletins de ocorrências, inquéritos policiais e outros documentos de suma importância. Quem já não é muito de denunciar algo em delegacia, desiste logo ao saber das condições do banheiro destinado ao público. É de embrulhar o estômago de qualquer ser humano. Viatura só existe uma em condições de uso. Das duas outras, uma está há mais de um mês na oficina, e a outra, também quebrada, está estacionada em frente ao prédio, já servindo como "ponto de referência" para quem não conhece a cidade direito e quer dicas de como encontrar uma casa ou loja. 
 O Governo do Estado faz de conta que o problema não existe. A Secretaria de Segurança da mesma forma. E pra completar, uma fonte disse ao blog, que o Ministério Público de Camocim teria sido informado através de ofício há 15 dias, que a situação estaria insustentável. Na ocasião, teria sido solicitada uma visita dos promotores ao local. Ainda segundo essa fonte, não houve resposta até o momento por parte do MP.
A Prefeitura Municipal não intercede junto ao executivo estadual no intuito de resolver esse problema, que seria solucionado com a construção imediata de um prédio próprio para o órgão. Nesse período de tempo da obra, seria necessária, claro, a mudança para um local onde humanos possam habitar. A Câmara Municipal, essa está preocupada demais no confronto entre situação e oposição, com interesses políticos que envolvem poder, o que impede que eles tratem dos reais problemas da cidade. Vivem em outro mundo. Com a palavra, todas as instituições citadas. Quem quer e precisa dessa palavra é a população de Camocim e região, os verdadeiros prejudicados, além, é claro, de quem tem que trabalhar diariamente nessa imundície.  

Atenção: As fotos (AQUI) a seguir são fortes  para quem paga seus impostos em dia e não é respeitado como cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário