quarta-feira, 17 de julho de 2013

Documentos falsos: Golpista flagrada no banco ao tentar obter empréstimo

Foto: Heloísa Araújo
Uma mulher foi presa, por inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), no momento em que assinava um contrato de empréstimo consignado. Ela estava se passando por Sônia Silva de Paulo, uma correntista da Caixa Econômica Federal (CEF).
O titular da DDF, delegado Jaime de Paula Pessoa Linhares, informou que a verdadeira correntista compareceu àquela Especializada e registrou um Boletim de Ocorrência, denunciando que uma pessoa usou seu nome para fazer o empréstimo.

Flagrante

O delegado ressaltou que o golpe foi descoberto porque o gerente da agência, localizada na Avenida Pontes Vieira, conhecia a correntista. No momento em que Maria Gregório Teixeira Alves, 51, assinava o contrato, os inspetores Paulo Florentino, Carlos Dário Aguiar e Jefferson chegaram e deram voz de prisão à mulher, que não tem antecedentes criminais. Jaime de Paula Pessoa lembrou que Maria Gregório usou como referência um correntista que abriu conta na CEF com nome e dados falsos.

"A Maria Gregório também usou um comprovante de endereço também falso", frisou o delegado Jaime.

A mulher foi autuada em flagrante por crime de tentativa de estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e uso de documento falso. "Apesar dos cuidados tomados pelas instituições financeiras, o golpe do empréstimo consignado cresce numa proporção alarmante, sendo a avaliação de Jaime de Paula Pessoa.
O golpe do empréstimo consignado continua fazendo dezenas de vítimas todos os meses em diversas capitais cearenses.

Segundo o delegado várias quadrilhas atuam nesta área delituosa e continuam fazendo diversas pessoas vítimas, principalmente aposentados, correntistas e poupadores bancários. Constantemente, a DDF tem realizado prisões em flagrante depois que as próprias instituições bancárias conseguem identificar os envolvidos e entram em contato com as autoridades policiais.

Na Paraíba
Recentemente, quatro cearenses foram presos, em Cajazeiras, no Interior da Paraíba, acusados de tentarem aplicar o mesmo tipo de golpe. Logo que a quadrilha foi desmantelada, o delegado daquela cidade manteve contato com Jaime de Paula Pessoa.
O titular da DDF informou que todos os acusados têm antecedentes criminais, sendo que um deles está com prisão preventiva decretada no Ceará. Os estelionatários levaram até a agência um homem de idade avançada. Ele se passaria pela pessoa que faria o empréstimo.

Tudo leva a crer que o bando com atuação interestadual pretendia lesar várias instituições financeiras que trabalham com empréstimos consignados. Jaime de Paula Pessoa salientou que os golpistas têm como vítimas prediletas os aposentados. 

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário