segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mais notícias: Bandidos assaltam e matam padre

O sacerdote foi baleado nas costas no momento em que tentava fugir dos assaltantes depois de um evento junino.As marcas de sangue ainda podiam ser vistas na manhã de ontem, no chão, entre as ruas José Avelino e Senador Almino, na Praia de Iracema, denunciando o exato local da ação violenta que culminou na morte do padre Elvis Marcelino de Lima, 47.

O sacerdote, que também era diretor do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, foi assassinado com um tiro nas costas, na noite do último sábado (13), quando tentava fugir de assaltantes, no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Até o fechamento desta matéria os autores do latrocínio (roubo seguido de morte) não haviam sido presos.

O pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, Clairton Alexandrino, lamentou a morte violenta do padre e fez críticas à falta de segurança na cidade. "Até mesmo as igrejas precisam ser cercadas de grades de ferro", desabafou FOTO: ALCIDES FREIRE
O professor Francisco Valdenilson de Lima, irmão do padre Elvis, contou que o religioso havia sido convidado por integrantes de uma comunidade que era assistida pela Congregação Piamarta para acompanhar a uma apresentação de quadrilhas nas proximidades do Dragão do Mar. Após o evento, por volta das 21 horas, o sacerdote caminhou sozinho até o cruzamento das ruas José Avelino e Senador Almino, onde havia estacionado o veículo dele, um Gol.

Ao lado do automóvel, ele foi surpreendido por três assaltantes, supostamente adolescentes. Os parentes e a Polícia ainda não sabem exatamente o que ocorreu, mas testemunhas relataram que um dos assaltantes quis empurrar o padre para dentro do veículo, em uma tentativa de sequestro-relâmpago. Na tentativa de fugir dos bandidos, padre Elvis foi atingido por um disparo nas costas, abaixo da omoplata. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar ao local, o religioso já estava morto.
O crime ocorreu no cruzamento das ruas José Avelino e Senador Almino. Na manhã de ontem, ainda era possível observar as marcas de sangue no local do assassinato. Os assaltantes fugiram dali levando o automóvel da vítima, um Gol FOTO: KIKO SILVA
Os três assaltantes fugiram no veículo da vítima. Nas proximidades da Avenida Dom Manuel, próximo ao Banco Central, eles abandonaram o Gol do padre Elvis e roubaram outro automóvel, um Chevrolet GM Celta. Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou as primeiras investigações acerca do fato. O carro do religioso foi apreendido pela DHPP.

De acordo com parentes da vítima, a Polícia vai requisitar imagens de câmeras de vigilâncias instaladas nas proximidades do local do crime e da rua onde o veículo foi abandonado pelos assaltantes.

Francisco Valdenilson disse que recebeu a notícia da morte do irmão às 22h30. O velório teve início na tarde de ontem na Capela do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, na Avenida Aguanambi. O sepultamento acontece hoje, às 11 horas, no Parque da Paz.

Pesar
O pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, Clairton Alexandrino, lamentou a morte do colega de sacerdócio, padre Elvis de Lima. "O que a gente sente é um pesar muito grande e um profundo desgosto. A Congregação Piamartina, a qual ele pertencia, é voltada exatamente para cuidar da qualificação de jovens infratores, abandonados, e em situação de rua. É uma ironia do destino que ele tenha sido vítima de uma das pessoas, a quem ele dedicou a vida".

Clairton Alexandrino considerou a insegurança em Fortaleza como um problema gravíssimo e disse que é tempo de a população acordar. "O que percebemos é muita violência. Nenhum ambiente é seguro nesta Cidade. Até mesmo as igrejas precisam ser cercadas por grade de ferros", considerou.

Para o pároco, o que o acomete neste momento é um sentimento de indignação. "As pessoas estão achando normal matar e roubar", desabafou.

Religioso dirigia o Centro Piamarta
O clima no Colégio Piamarta, ontem, era de indignação e tristeza pela morte brutal do padre FOTO: KIKO SILVA
"A vida dele era ajudar as pessoas". A afirmação feita pelo professor Francisco Valdenilson de Lima, irmão do padre Elvis Marcelino, retrata a trajetória e a vida de caridade do religioso. De uma família de sete irmãos, Elvis era sacerdote há 15 anos e há oito estava na direção geral do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta e dos outros estabelecimentos pertencentes à Congregação.

Funcionando desde 1972, o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, na Avenida Aguanambi, é escola de educação formal e profissionalizante; que funciona em regime normal e internato. Segundo o site do Colégio, atualmente estudam cerca de 90 adolescentes como residentes, 125 no sistema integral, em um total de 1.800 crianças e adolescentes frequentando as aulas do Ensino Fundamental e Médio.

O Centro Educacional da Juventude é uma entidade filantrópica que atua na educação e na profissionalização das Crianças e Adolescentes. As ações crescem e o Colégio passa a fazer parte de um complexo com instituições atendendo a jovens e crianças em Pacoti, Itaitinga e Limoeiro do Norte.

Padre Elvis morava no Centro Educacional, em Fortaleza, e era muito querido por funcionários e alunos. O professor de Artes Wilson Galvão trabalhou com o sacerdote por vários anos e contou como era a convivência com o religioso. "Ele era uma pessoa muito boa e dedicada aos jovens e às crianças carentes. Era uma pessoa do bem".

EMERSON RODRIGUES/MÁRCIA FEITOSA/REPÓRTERES
FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário