A época de ouro dos pen
drives, que durante uma década foram imensamente populares e se tornaram até
objetos de fetiche, parece estar chegando ao fim. Um estudo divulgado
nesta sexta-feira (5) pela IDC mostra que as vendas do produto caíram 6% no
Brasil em um ano No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram vendidas
5,2 milhões de unidades, bem menos do que o registrado no mesmo período de
2012. Parte do problema vem da enorme demanda mundial por chips de memória
flash, usados em smartphones, tablets e outros aparelhos, o que encareceu o
preço dos pen drives em até 20%. Outro motivo, segundo a pesquisa, é a
diversificação das opções de ferramentas para armazenamento de arquivos. “Os
usuários que buscam este tipo de dispositivo podem comprar desde um cartão SD
até um robusto HD externo de alta capacidade”, diz Leonardo Bueno Munin,
analista da IDC, num comunicado da empresa. “E ainda temos a opção de
armazenamento na nuvem”, completa ele. “Esse deverá ser o principal concorrente
dos pen drives em alguns anos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário