quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Padre Álvarez benze crianças mexicanas com pistola de água

Em vez de uma cruz, as vestes brancas do padre Humberto Álvarez estão decoradas com imagens do Super-homem, do Batman ou do Homem Aranha. O pároco de Ojo de Agua, em Saltillo, México, veste-se de uma maneira diferente com o objectivo de atrair os mais pequenos à missa dominical. Com uma pistola de água, decorada com um terço de madeira, o padre dispara água benta.
A primeira vez que usou a casula, as vestes que os padres vestem para celebrar, com os super-heróis foi durante uma missa na Catedral de Santiago, o ano passado, e não recebeu qualquer crítica do bispo de Saltillo, Raúl Vera López. Por isso, o padre Álvarez decidiu voltar a usá-la.
"Havia um grupo de pessoas que me apoiava e que deixou de o fazer por causa da casula. Disseram-me: 'Padre, não estamos de acordo, não gostamos que faça uma caricatura daquilo que é sagrado' e foram-se embora", confessou o padre à revista Zócalo Saltillo, citada no espanhol ABC.es.
Álvarez escolheu aqueles super-heróis porque as suas histórias "falam de atitudes de luta e esforço, de conseguir vencer os medos, encontrar a paz e o perdão", explicou o sacerdorte, ordenado em 1999 e que, no dia-a-dia, veste calças de ganga, t-shirt e sapatilhas. Mas estes super-heróis não são nada como o filho de Deus: "Jesus foi diferente e procurou sempre a justiça, devemos seguir sempre o Seu exemplo", salvaguarda Álvarez que também pertence ao movimento de cidadãos Yo Soy 132, que defende a democratização do país e da comunicação social mexicana.
O padre, nascido em 1972, explica ainda porque usa uma pistola de plástico que lhe foi oferecida por uma criança: por causa do medo que os habitantes de Saltillo vivem devido aos tiroteios na cidade. Quando Álvarez usa a sua pistola durante a missa diz: "Eu vou disparar, mas só bençãos. Recebe esta água como sinal do Espírito Santo".
Até agora, o sacerdote está satisfeito com a estratégia para a missa das crianças. Quanto às outras celebrações, o padre guarda a sua casula dos super-heróis e veste uma mais tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário