quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Câmara Municipal de Camocim volta do recesso com vereador faltando, abre trabalhos e escolhe comissões



Encerrado o período de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Camocim retomou as sessões ordinárias nesta quarta-feira, dia 06, as 18 horas, no plenário Murilo Aguiar, com a ausência do Vereador Ricardo Vasconcelos.
Seguindo o regimento interno da câmara, os 15 vereadores votaram os membros das comissões de trabalho. Este ano, com a formatação dos grupos sempre com 03 vereadores, foram formadas 06 comissões para que assim todos os vereadores participem.
As comissões do Legislativo são as seguintes:
Legislação, Justiça, e Redação Penal; Presidente Juliano Cruz, Relator Cesar Veras e Membro Antonio Sidney (Bola).
Educação, Saúde e Assistência; Presidente Emanoel Vieira, Relator Iracilda Rodrigues e Membro Jeová Vasconcelos.
Obras e Serviços Públicos; Presidente Paiacan, Relator Juliano Cruz e Membro Antonio Sidney (O Bola).
Finanças e Orçamentos; Presidente Jeová Vasconcelos, Relator Lúcia da Ematerce e Membro Mastrô
Industria, Comércio, Serviço, Turismo e Meio Ambiente; Presidente Oliveira da Pesqueira, Relator Ricardo Vasconcelos (Ausente na sessão) e Membro Júlio Cesar.
Defesa do Consumidor; Presidente Antonio Carlos do Peixe, Relator Ricardo Vasconcelos e Membro Júlio Cesar.
Cabe agora a estas comissões permanentes, analisarem os projetos antes de colocá-los para votação em plenário.
Compareceram a sessão a convite do Vereador Emanoel Vieira, o presidente da APEOC-Camocim, Neudson Carvalho e o vice Antonio Junior. Na tribuna, o vice presidente professor Junior, falou sobre a expectativa dos candidatos aprovados no último concurso, que aguardam ser chamados pela nova gestão.

Junior, ressaltou que diferente da gestão de Chico Vaulino, a atual prefeita Monica Aguiar tem recebido o sindicato para conversar e tentar resolverem em conjunto, as necessidades da categoria. Com relação ao concurso, Junior disse que a prefeita recebeu o sindicato ainda em dezembro antes de assumir e se comprometeu, em estando o concurso sem nenhum problema, convocar os aprovados. Mas primeiro teria que assumir para ter acesso aos documentos e depois daria a definição ao sindicato.
Com relação ao pagamento de dezembro, a prefeita Monica disse a APEOC, que o pagamento será feito, a  mesma precisa apenas de um tempo e que até o final de fevereiro a situação será resolvida. Professor Junior da APEOC ressaltou ainda a forma gentil de como a prefeita atendeu o pedido da categoria. O sindicato pediu para que o salário de janeiro saísse já no primeiro dia de fevereiro e a prefeita de pronto atendeu, efetuando o pagamento das servidores da educação.
Junior também parabenizou a prefeita por está criando uma mesa de negociações permanente, facilitando assim uma aproximação maior entre prefeitura e sindicato.
Outro ponto alto da sessão foi o Carnaval.
O vereador Emanoel Vieira do bloco de oposição, lamentou que o carnaval não seja esse ano o carnaval tão desejado e esperado pelo camocinense. Mas reconhece que é difícil se fazer isso com tão pouco tempo que a prefeita tem de governo municipal. O vereador disse ainda que diante da situação, seria até impossível se fazer um carnaval, assim como muitos não irão fazer e espera que nos próximos eventos, já seja possível se fazer eventos grandes como Camocim merece e que não seja mais preciso, lamentações.
Cesar Veras do bloco da situação, também lamentou e disse que se torna quase que impossível se fazer carnaval ou qualquer outra coisa nesse momento, quando o FPM foi zerado duas vezes em menos de um mês de governo, por conta de dívidas deixadas gestão passada. Mas que a prefeita não se cansa e trabalha para que logo, logo o município possa sair dessa situação que foi encontrado
As vereadoras Iracilda e Lúcia da Ematerce lamentaram a situação em que o município foi deixado pela gestão anterior e citaram a vontade e o desejo da prefeita Monica Aguiar de trabalhar e fazer a administração tão sonhada pelos camocinenses. Lúcia da Ematerce Líder da prefeita na câmara, leu uma carta enviada por Monica, desejando sucesso aos vereadores que hora reiniciam seus trabalhos e afirmando que quer ser parceira da câmara, para que unidos executivo e legislativo, possam trabalhar em busca de dias melhores para o povo de Camocim.
Requerimentos:
As duas vereadoras Iracilda e Lúcia da Ematerce, iniciaram seus trabalhos sendo motivos de admiração dos companheiros, tanto da situação, como de oposição. As duas apresentaram quase 70 requerimentos por escrito ao presidente do legislativo e foram lidos um por um no plenário pelos secretários da casa.
Os vereadores Cesar Veras, Antonio Carlos do Peixe e Mastrô, fizeram requerimentos verbais.
Cesar Veras, fez um requerimento pedindo a construção de um posto de saúde na localidade de Baixa Grande-distrito de Amarelas. Antonio Carlos do Peixe, pediu para que a empresa responsável pela limpeza pública, fizesse de imediato serviços nas ruas Primeiro de Maio, Vanderilo Torquato, Dr. João Thomé e nas travessas do Bairro Boa Esperança.

Mais detalhes desta sessão, breve em novas postagens.
A próxima sessão está marcada para sexta-feira dia 15, as 18 horas, por conta da quarta-feira de cinzas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário