sábado, 9 de fevereiro de 2013

Curiosidade - Carnaval - Como se calcula a data?

     Todos sabemos que a data do carnaval tem variações de ano para ano. Muitos questionam o motivo de em um determinado ano ser no início de fevereiro, já em outro no final e algumas vezes, até fora do mês.Então vamos saber um pouco como funciona isso.

     Começamos com um pouco de história nômade. A Páscoa que todos nós conhecemos bem, é uma festa de pastores nômades da época pré-mosaica e ocorre no primeiro domingo de lua cheia, após o dia 21 de março, entre os dias 22 de março e 25 de abril, no equinócio de março  , fenômeno que marca a mudança da temperatura da terra e o início da primavera, no hemisfério norte(europa). O equinócio é o ponto da órbita da terra em que se registra a igualdade de duração de tempo de um dia e de uma noite, ou seja, é quando a duração de um dia é exatamente igual à duração de uma noite.

     Estas comemorações perduraram por diversos anos entre diversos povos, principalmente os do hemisfério norte(europa) que é uma região muito fria. Estes povos se reuniam, no equinócio de março, para comemorar a chegada do calor, na época da primavera, onde as noites frias davam lugar à noites de agradável temperatura. Estas épocas eram ótimas para o início do plantio e por isso era comemorada como a época da fartura. Muito tempo depois, os hebreus também pasaram a comemorar, nesta época, a sua histórica saída do Egito e, posteriormente , os cristão passaram a comemorar a ressurreição de Cristo, neste período.

     Como vimos, a Páscoa é que determina a data do carnaval, uma vez que é comemorada no primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março e o carnaval ocorre 7 (sete) domingos antes do domingo de Páscoa, logo, o carnaval pode acontecer até mesmo fora do mês de fevereiro, dependendo do surgimento do equinócio de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário