quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

No breu desde novembro, pista de skate da Cohab vira território da vagabundagem em Camocim

Construída pelo Governo do Estado, e entregue oficialmente à Prefeitura de Camocim em outubro de 2010, para que nela fossem realizadas competições e a manutenção de praxe, a pista de skate do Bairro Cohab nunca teve, nem uma coisa, e nem a outra. Pra completar, no dia da inauguração, com a presença do campeão mundial de skate, Sandro Dias, nem o prefeito, e muito menos alguém da sua entourage, por lá apareceram. 
Sem sequer uma praça no bairro, prometida desde os anos 90, pelos prefeitos que já passaram pela cidade, a população vinha utilizando a pista de skate como tal, já que nada nela vinha sendo feito. Construída como meio de inclusão social, para tirar os jovens do alcance das drogas, ironicamente, de novembro até a presente data, sob o abandono da prefeitura, a pista virou um breu puro, logo após seus potentes holofotes terem apagado, e com isso, a "vagabundagem" assumiu o local. É como se o vagabundo tivesse o poder da "visão noturna". 
Sentindo que a escuridão reinou, e ignorando polícia e seja quem for, eles surgem como ratos, de todos os buracos possível, roubando, amedrontando, ameaçando as crianças que utilizavam o espaço para o lazer. E as ameaças, graças ao breu, não se limitam só às crianças. Os adultos que trabalham o dia  inteiro em prol dos sustento de suas famílias, também são agredidos verbalmente e precisam escutar da vagabundagem, que ali "tá dominado", que ali o "território tem dono". E tudo, tudo isso, graças ao escuro. Ao escuro da ausência de luzes, mas sobretudo, da falta de ação do poder público, e da falta de um plano emergencial para trazer de volta a luz ao local, mesmo que na forma da "gambiarra". Talvez a mesma gambiarra que, dentro de minutos, é feita para iluminar um grande comício. 
No início de janeiro informamos o problema ao Secretário de Infraestrutura do Município, que enviou uma pessoa até lá para avaliar o problema. Já era algo, pois pelo menos alguém foi lá desde novembro. Como resposta, escutei o secretário falando que se tratava de um serviço que demandaria um alto custo, algo em torno de R$ 2 mil reais, e que não tinha como ser feito imediatamente. Concordo que o custo não é baixo, mas por outro lado, é necessário que algo seja feito de forma urgente e paliativa, porque pode ser que o custo maior, em breve, seja bem maior. Alguns moradores, que estão praticamente proibidos de sair de casa durante a noite,  já mostram revolta com a situação, e já estão desistindo da ideia de um pequeno carnaval que iriam fazer com as crianças, numa espécie de mela-mela, aproveitando a alegria do período momino. Fica aqui o apelo dos moradores e do blog, para que aquele espaço público deixe de ser dominado pela vagabundagem e volte a ser do povo, para o povo e pelo povo. E que venham as competições e a praça. A foto que ilustra a matéria foi tirada por mim às 19:38 desta quarta-feira (06). 

Fonte: Camocim Online

5 comentários:

  1. That iѕ a good tip especіally to thоse nеw to the blogosρhere.
    Short but very precise info… Mаny thanκs for sharing this one.
    Α must read article!

    my blog post www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  2. І ωould like thе particular 12% discount code make sure you.

    My web-site: Http://Wikiit.Co.Il/

    ResponderExcluir
  3. Remarkable! Its really awesοme post, I hаve got much clear idea
    about from thіs article.

    Reѵіew my pаge ... simply click the up coming web site

    ResponderExcluir
  4. Ι'd like to find out more? I'd like to fіnd out some аdԁitional іnformation.


    my blog: Http://Ipadcase.Affordableturnkeywebsites.Com/Who-Is-James-Holmes

    ResponderExcluir
  5. Count how a lot of times the company engine mild flashes. The designed in USB
    delivers a wonderful connectivity with the
    computer system.

    Feel free to visit my web page numero1.com

    ResponderExcluir