sexta-feira, 17 de maio de 2013

Em Camocim, gaze é esquecida em mulher após parto

Na manhã do dia 06 de Maio de 2013, Maria Dayana Ferreira da Silva, de 20 anos, deu à luz a uma criança no Hospital Murilo Aguiar, em Camocim. O parto, realizado pelo Dr. Meireles, mesmo tendo sido normal, exigiu uma pequena incisão para facilitar o procedimento. Após ter alta, Dayana teria obedecido as recomendações médicas, que incluía tomar alguns medicamentos e ter bastante repouso. Cerca de 6 dias depois, de acordo com seu esposo, Francisco Charles Ferreira da Silva, de 26 anos, ela começou a sentir um forte incômodo no "pé da barriga", como ele fez questão de dizer ao blog. Isso se transformou em dores, o que teria levado Dayana a descobrir, por conta própria, que pedaços de gazes estavam saindo de sua vagina. Assustada, ela retirou cerca de 5 pedaços de gazes (foto). Depois disso ela foi até o Hospital Murilo Aguiar, onde foi atendida, passando pelos procedimentos necessários.  

A pedido do casal, a Direção do Hospital apurou o caso, pedindo explicações ao Dr. Meireles, que na presença de Dayana e seu esposo, falou sobre o procedimento. "Ele admitiu o erro, mas nós queríamos que fosse divulgado isso, para que tanto ele, como outros profissionais, tomem mais cuidado quando estiverem realizando cirurgias, afinal, estamos falando de vida humanas", disse ao blog, Charles Ferreira. 

Para mais explicações, Dr.Meireles falou o seguinte sobre o fato: "Como em todo parto de primeiro filho, foi feita uma incisão com anestesia, chamada episiotomia e, após a passagem da criança, é feito uma sutura da citada incisão. Para tanto usam-se gazes para enxugar o sangue e tornar possível a sutura. Normalmente essas gazes são retiradas em seguida. Por um lapso, isso não ocorreu nesse caso."

Ainda de acordo com o médico, a paciente não sofreu nenhum risco, da mesma forma que quando se usa o absorvente “o.b.”. 

Da parte do blog, entendemos que erros existem em várias profissões, porém, em casos como esse, que envolve uma vida, é bom que tudo seja feito para que eles não aconteçam, ou se repitam.  Todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário